domingo, 13 de novembro de 2011

Filmes e seus contextos históricos

Bom, optei por analisar um filme que apresenta como contexto histórico o final da década de 1930 e o início da década de 1940: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO.









Tendo a Alemanha, mais precisamente Auschwitz, como cenário e Bruno (um menino de 9 anos) como principal personagem, o filme baseado no livro de John Boyne (2006) apresenta em seu enredo um dos temas mais polêmicos da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

Chateado após se mudar juntamente com sua família por causa do trabalho do pai, Bruno se isola em seu novo quarto. Tendo como seu principal passatempo a "exploração" dos ambientes, o menino descobre da janela do seu quarto uma suposta fazenda, onde viviam pessoas que sempre vestiam-se com pijamas listrados.
O que Bruno não entendia e nem poderia maginar era que as cercas entorno da "fazenda" tinha um motivo muito maior do que sua imaginação pudesse supor: aquelas pessoas com pijamas listrados eram judeus; e aquela fazenda era na verdade um campo de concentração comandados por nazistas.
Curioso sobre o lugar que avistara pela janela, Bruno segue para observá-lo mais de perto e acaba por conhecer um outro garoto da sua faixa etária chamado Shmuel, de quem fica amigo - mesmo tendo uma cerca elétrica que os separam fisicamente.
Agora tendo Shmuel como seu único amigo, Bruno frequentemente o procura no mesmo lugar em que se conheceram para que possam brincar e conversar.
Aos poucos Bruno descobre a realidade em que Shmuel vive dentro do campo de concentração e decide ajudar seu amigo a encontrar seu pai (que não consegue encontrar desde o dia anterior).

Bem...
Eu poderia continuar a contar o enredo do filme, mas pararei por aqui. Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir ao filme... RECOMENDO QUE ASSISTAM!



ASSISTA O TRAILER






Referências



*Leia mais sobre o assunto abordado no filme clicando nos links da referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário