sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Objeto Histórico

        A FOTOGRAFIA

       Para atender o propósito de uma das atividades requisitada na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da História II, deveríamo eleger um objeto que representasse um significado (histórico): escolhi uma fotografia.

Bom...
      A palavra Fotografia significa "desenhar com luz e contraste". O ato de fotografar é uma técnica de criação de imagens por meio da exposição luminosa.
     A primeira fotografia reconhecida é data de 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce e não tem sofrido  mudanças quanto ao seus princípios fundamentais, apesar dos avanços tecnológicos terem possibilitado grandes melhorias na qualidade, agilidade e na redução dos custos.
      Inicialmente em preto e branco (P&B - com o preto sobre o branco), a fotografia ganha destaque devido a sua riqueza de tonalidades. Já a primeira fotografia colorida permanente, que não tem o mesmo alcance dinâmico, só foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell, e atualmente pode formar imagens como:  transparência positiva, para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que   norteiam o mundo da fotografia. (...) A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
         O uso da fotografia é amplo, portanto, podemos classificá-la de acordo com sua finalidade: o Fotojornalismo, a Foto em estúdio, a Fotografia como arte, a Fotografia no cotidiano e na vida...

        Pronto, chegamos no ponto importante: a Fotografia no cotidiano e na vida!

Fotografia é passado.
Fotografia é memória. É afeto. 
É lembrança. É ausência. É saudade!
Fotografia é separação.
Fotografia é pessoas:
amadas, falecidas, desaparecidas... lembradas!
Fotografia é (i)mortalidade.
Fotografia é vunerabilidade, mutabilidade - das pessoas e/ou objetos!
Fotografia é prolongar o passado, 
"intrínsicá-lo" ao presente e reconhecê-lo como futuro!


Enfim, considerando a proposta do profº Gian Carlo da disciplina acima citada, 
a fotografia pode ser utilizada no processo de investigação do cotidiano de nossos estudantes, a fim de que mediante as imagens obtidas da escola, da família, da vizinhança, da cidade e das coisas que os cercam, eles sejam orientados, através de uma metodologia específica, para análise e estudo desses "momentos documentados" e suas correlações históricas, sociais, geográficas, étnicas e econômicas; na educação, a simples disponibilidade do aparato tecnológico não significa facilitar o processo ensino-aprendizagem. É preciso que o professor alie os recursos tecnológicos com os seus conhecimentos e estratégias de ensino, visando alcançar um objetivo: o conhecimento real da imagem fornecida através da fotografia.

Meus irmãos e eu, em 1995



REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/1/revista-ba-foto-memoria.pdf

Museu Virtual


MUSEU NACIONAL DO MAR
Embarcações Brasileiras



Localizado na cidade de São Francisco do Sul/SC, o Museu Nacional do Mar - embarcações brasileiras foi fundado em 1993,  nascendo da  revitalização (entre 2003 e 2004) dos grandes armazéns da empresa Hoepcke, abandonados há mais de vinte anos, com o propósito de "valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar".



Sendo mantido pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras; tendo patrocino da Petrobrás e da Arcelor Mittal; além de destinar as honras à Amyrklink e One SC - Agência WEB, o museu construiu uma biblioteca própria chamada Biblioteca Kelvin Duarteum dos maiores conhecedores e estudiosos do modelismo naval brasileiro, contando também com o apoio da Caixa Econômica Federal.


Composto por  embarcações originais do Brasil inteiro (sendo mais de sessenta barcos em tamanho natural e cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval,), tais como jangadas, saveiros, canoas, cúteres, botes, traineiras e baleeiras, o Museu contextualiza a história e o uso das peças em exposições, organizando-as em quinze salas temáticas distribuídas em dois grandes conjuntos de galpões. Sua estrutura física conta também com auditório, loja de artesanato, cafeteria, restaurante, estaleiro... 
Planta Baixa do Pavimento Térro

Planta Baixa do Pavimento Superior

O Museu presenteia o público também com músicas folclóricas de diversas regiões do país, além de uma bela música tema do próprio museu (tocada inclusive na abertura de seu site*), de Ricardo Cappra Pauletti.

Por meio do Projeto Educação Museal, datado de 12/08/2011, o museu realiza esquetes teatrais (ou seja, peças de curta duração e poucos autores), destinadas à escolas, grupos ou entidades que agendam visitas, intituladas: O Homem e o Mar, A Benzedeira; A Mulher Rendeira; A Gaivota; O Jangadeiro; A Lenda do Boto Cor de Rosa; e A Lenda da Mãe D'Água e Caboclo D'Água.
Outro projeto elaborado elaborado pelo museu, com parceria com a Capitânia dos Portos da cidade, é o Projeto Proseando com o “Marinheiro", que tem dentre seus objetivos estreitar as relações entre a biblioteca e a comunidade estudantil, divulgando o acervo da biblioteca do Museu, além de estabelecer parceria com a Marinha brasileira, buscar conhecimento nos "velhos marinheiros" valorizar as histórias relacionadas com o patrimônio naval brasileiro.  


Bom... Diante do exposto, recomendo que acessem o site (http://www.eravirtual.org/mar_br_1/) que possibilita um "passeio" pelo MUSEU NACIONAL DO MAR; e que explorarem, de forma dinâmica, todos seus espaços. =D


Recepção do Museu Nacional do Mar



REFERÊNCIAS
*http://www.museunacionaldomar.com.br
http://www.museunacionaldomar.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_do_Mar
http://www.eravirtual.org/

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

História da Rua


AVENIDA WALTER ANANIAS
            Antes de tudo, faz-se necessário ressaltar a imprecisão dos dados aqui expostos, posto que exista ausência e/ou ambigüidade das informações coletadas.

BAIRROS: CENTRO-POÇO-JARAGUÁ
Denominada antigamente como Avenida Buarque de Macedo – em homenagem à Manuel Buarque de Macedo (1837 – 1881), pernambucano nascido na capital Recife engenheiro, jornalista e político (sendo ministro dos  Transporte e posteriormente da Agricultura) – situada no bairro do Centro, posteriormente teve seu nome mudado para Avenida Maceió, integrando o bairro histórico de Jaraguá, e por fim, conservado até os dias atuais, teve o nome modificado para Avenida Walter Ananias, compondo o bairro do Poço, um dos principais centros profissionalizantes do estado de Alagoas (composto pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESC (Serviço Social do Comércio) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Avenida da Paz - Década de 20/30

Tendo ao seu entorno os bairros do Jaraguá (que se originou de um engenho deaçúcar de propriedade do coronel Apolinário Fernandes Padilha, antes mesmo da povoação de Maceió e onde os primeiros navios portugueses atracaram no inicio da colonização por volta do século XVII) e Centro (que teve nomes como “Ladeira do Urubu”, “Beco do Sapo”, “Rua do Veado”, “Beco do Mijo” no início do século XX), o bairro do Poço (antigo sítio de propriedade de Antônio Fernandes Teixeira, português casado com Maria de Aguiar), está no elo de transação entre os bairros da Pajuçara e Ponta Verde ao centro da cidade, o que o torna área de grandes congestionamentos em horários de pico. Compartilhando desse mesmo problema, a Avenida Walter Ananias está localizada próxima as margens do Riacho Salgadinho (atualmente se encontra em estado de alto grau de poluição), que deságua na praia da Avenida.
            Apesar de tradicionalmente as ruas do bairro do Poço sejam conhecidas pelos velhos hábitos de seus moradores, tal como a conversa na calçada com os vizinhos, pode-se perceber que a Avenida Walter Ananias, por ter grande fluxo de trânsito, não se enquadre nessas características.
  REFERÊNCIAS
MAIS ALAGOAS. História dos Bairros de Maceió. Disponível em: Acessado em: 21 de setembro de 2011.

WIKIPÉDIA. POÇO (Maceió). Disponível em:  

terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Ponto por ponto costura pronta"

As histórias infantis invadiram a ilha  "7º período"!!





























PONTO POR PONTO COSTURA PRONTA:
A Literatura no ensino da Geografia*



Apesar da literatura ainda ser pouco utilizada nas aulas de geografia, tem sido apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como possibilidade interdisciplinar com a Geografia. De acordo com os PCN's é possível aprender Geografia a partir da leitura de autores consagrados de nossa literatura. É possível trabalhar essa relação, pois a diversas literaturas que abordam questões de espaços, lugares, relações sociais dentre outros aspectos que possam estar explicitamente ou implicitamente nas histórias.
É uma forma lúdica e prazerosa de tratar aspectos geográficos de modo a aproximar essas questões da realidade dos alunos, assim como de ampliar seu olhar a sua volta para que os mesmos venham a perceber que está inserido em um espaço que também pode ser construído por ele. Formar um ser curioso e crítico do seu espaço e das relações as quais os rodeia.
Segundo o PCN, a geografia tem como um dos principais intuitos estudar os lugares, as paisagens e os territórios, para isso, a interdisciplinaridade entre a Geografia e outros campos do saber, que têm sido promovida como fontes de informações.
A Literatura é uma das áreas que desperta maior interesse e curiosidade, quando trabalhada nas aulas de Geografia das séries iniciais do ensino fundamental, possibilitando a leitura de imagens e dados diferentes, especificamente sobre o espaço geográfico e de paisagens que podem ser interpretadas, analisadas e relacionadas, levando em consideração os aspectos sociais, culturais e naturais.
Com o auxílio do livro didático de Geografia a professora pode desenvolver ou sugerir diversas atividades que proporcione ao aluno um enriquecimento desses conceitos.

É sugerido o uso de mapas para conhecer lugares que vivem da agricultura e do extrativismo assim como conhecer a diferença das relações sociais do campo e da cidade. Levantar conhecimentos prévios dos alunos assim como dar oportunidade para exporem suas experiências no campo e na cidade.

É fundamental também que o professor conheça quais são as idéias e os conhecimentos que seus alunos têm sobre o lugar em que vivem, sobre outros lugares e a relação entre eles. (PCN, pg. 128)

Focalizando o algodão o qual é uma matéria prima. Pode-se ser trabalhado em sala sobre a importância da matéria prima para o nosso consume assim como todo o processo pelo qual ela passa para chegar ao homem. Portanto é interessante propor pesquisas de matéria-prima e seus produtos finais.

É interessante também a realização de pesquisa em grupo sobre uma atividade industrial no município o qual o aluno mora: O nome da indústria, o proprietário, matéria-prima utilizada, produtos fabricados, destino da produção, transportes utilizado dentre outros aspectos que podem ser levantados. É uma ótima atividade para que o aluno conhecer melhor seu município e as atividades realizadas nele.
Ou seja, primeiramente, auxiliando e estimulando os alunos perceberem que a natureza está expressa em tudo, o professor por apoiar-se nos próprios hábitos cotidianos de consumo deles, fazendo-os pesquisarem sobre os produtos que participam das suas vidas, quanto a como são feitos e qual a origem dos recursos naturais que estão envolvidos na produção de um determinado produto, é possível fazer com que os alunos compreendam o papel do trabalho na transformação da natureza.
Investigações sobre como pessoas de diferentes espaços e tempos utilizam técnicas e instrumentos distintos de trabalho na apropriação e transformação dos elementos naturais disponíveis serão úteis para alcançar tal entendimento, além de se abordar também as características biofísicas e as relações afetivas e singulares que as pessoas estabelecem com a natureza.
Quanto às metodologias de avaliação, é necessário contemplar alguns critérios referentes aos conteúdos de Geografia que podem ser abordados relacionando os ao livro Ponto por ponto costura pronta. São eles: o reconhecimento, por parte dos alunos, de algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local; se conhece alguns dos processos de transformação da natureza em seu contexto; reconhece e localiza as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; além de ser capaz também de comparar algumas das diferenças e semelhanças existentes entre diferentes paisagens.
No primeiro ciclo, o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho. (PCN, pg 127)
Como alerta o PCN, é de grande valia fazer com que o aluno conhece seu espaço e perceba as relações as quais o mesmo está inserido. A curiosidade é própria do ser humano e, se tratando do seu meio social, acredita-se ter um maior valor e interesse a ser despertado pelo aluno. O ensino da Geografia amplia essa visão.

Portanto a escola deve trazer subsídio para que o aluno aprofunde sua compreensão de distintos aspectos a partir da forma como percebe a realidade em que vivem e das relações entre o modo como ele vê a realidade e como ela realmente se compõe. Desta maneira, o aluno tende a se posicionar de forma crítica. 




REFERÊNCIAS

PIMENTEL, Lúcia Góes. Ponto por Ponto costura pronta. São Paulo, Evoluir. 2003.

RUDNICK, Rosane; SOUZA, Sandra. Criar e aprender: um projeto pedagógico, 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2007.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetro Curricular Nacional. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001._____________________________________. Criar e aprender: um projeto pedagógico, 4º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2007.









*Elaborado por Bruna Albuquerque,  Julycleid Borges, Nikaelle Jardim e Viviane Andrade, o texto adaptado foi requisito avaliativo para a disciplina de Saberes e Metodologia do Ensino da Geografia I, ministrada pela profª Edna Telma. 

Como elas se desenvolvem e aprendem?


As crianças da ilha "6º Período" 

O texto abaixo compõe um dos trabalhos elaborado pelas alunas Bruna Albuquerque, Flavia Geisy, Julycleid Borges, Nikaelle Jardim, Viviane Almeida, Natalia de Jesus e Tatianny Lívio, proposto pela profª. Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva, que ministrou a disciplina Saberes e Metodologias da Educação Infantil II.


Considerações acerca de como a criança se desenvolve e aprende, nas diferentes perspectivas do teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon:

·         Jean Piaget
            Teórico da Psicologia da Inteligência que buscou descobrir como os homens constroem o conhecimento por meio de sua teoria da Epistemologia Genética afirma que  a inteligência tem uma função de fazer com que o homem se adapte ao meio e uma estrutura que tende a organizar os processos (complexos ou não) dos conhecimentos à serem assimilados e afirma também que todo conhecimento se constitui a partir das relação sujeito-objeto, ou seja, do ser humano com tudo aquilo que ele pode estabelecer contato (coisas construídas, naturais, ideias, relações interpessoais, etc). Sua teoria provou, portanto, que os seres humanos não são passiveis, podendo, assim, re-elaborar o que assimila.
    Para que se venha a compreender essa teoria do desenvolvimento da inteligencia e construção do conhecimento, alguns termos dever ser conhecido:
· Assimilação: interpretar o mundo a partir de informações que o próprio homem “julga” necessárias.
· Acomodação: modificação que as estruturas mentais realizam para compreender o objeto a ser conhecido.
· Equilibração: ao tentar assimilar o objeto, o homem encontra um “obstáculo”, pois o mesmo possui singularidades.  Daí ocorre a acomodação, para que o conhecimento do objeto seja efetuado, havendo, assim, um “choque” entre o conhecer e o não-conhecer o objeto em questão, e é, portanto, esse confronto que caracteriza o desequilíbrio das estruturas mentais. Ou seja, a equilibração é o conflito entre a assimilação e a acomodação.
·         Abstração empírica:  o homem retira as informações do objeto a ser conhecido, focando nas ações que podem ser realizadas sobre ele.
·         Abstração reflexiva: o homem retira informações das ações sobre o objeto a ser conhecido.
            Esses  conceitos são essenciais para compreender a aprendizagem e desenvolvimento da criança que, segundo Piaget, se dá em estágios, que não pode ter sua sequência violada.:
·  Sensório-motor, de zero a 24 meses - compreendido pelo período pré-linguístico, e, portanto, essa fase caracteriza-se pela inteligência demonstrada a partir da  ação (inteligência prática), que acentua o desenvolvimento perceptivo e motor. Nessa estágio, a criança constrói a noção de objeto permanente – o que NÃO está ao alcance da sua percepção, mas que sabe-se que existe, ou seja, aos poucos a criança irá descobrir que o mundo funciona com uma objetividade própria, independente de sua percepção – de causalidade – quando a criança percebe que o mundo não se “move” de acordo com seus desejos e vontades –, ideia de meios e fins – as crianças conseguirão associar e organizar as ações que servirão de meio para atingir outra ação, que seria sua finalidade, e de espaço e tempo.
·         Pré-operatório, de 2 à 7 anos – caracterizado pela ação interiorizada, nessa estágio a criança já se utilizam da linguagem e realizam associações de objetos por meio representações (imagens mentais). Dois conceitos são bastante presentes: moralidade e egocentrismo,  pois a criança nessa faixa etária apresenta ainda muita dificuldade de se por no lugar do outro.
·         Operatório -  nessa fase, a criança desenvolve a organização do pensamento lógico, caracterizada pelas ações interiorizadas reversíveis, ou seja, já consegue manipular o mundo por meio da representação, podendo retomar ou anular a ação imaginada/pensada, sem cometar qualquer contradição.
·  concreto, de 7 à 11 anos: inicialmente, a crianças apresentará dificuldade para assimilar os objetos não-concretos, portanto, será necessário manipular, vivenciar ou lembrar situações;
·    e formal, de 12 até o fim da vida: nesse período, já se torna possível trabalhar com a lógica hipotética e com situações ditas “distantes” da sua realidade
                  Ainda vale ressaltar a questão do desenvolvimento moral da criança na teoria de Piaget. Segundo o autor, a moral apresenta-se em constante evolução, assim como o conhecimento e a inteligência, possuindo, do mesmo modo, estágio de desenvolvimento:
· Anomia: quando a criança ainda não tem a noção da moralidade;
· Heteronomia: a moralidade se resume ao respeito pela autoridade e pela obediência, apenas.
· Autonomia: a noção de moralidade está internalizada na criança, e ela o compreende como um respeito mútuo entre os sujeitos.
                  Em suma, a teoria de Jean Piaget nos traz a compreensão de que a  “o sujeito aprende porque ele se desenvolve”, ou seja, a aprendizagem nos sujeitos se desenvolve de dentro do seu eu para fora (o meio externo ao mesmo).

 ·         Lev Semenovich Vygotsky
Psicólogo pioneiro nos estudos do desenvolvimento intelectual das crianças na perspectiva pedagógica, acreditava que a aprendizagem se dava por interações sociais e dependia das condições de vida de cada indivíduo.
Vygotsky desenvolveu sua teoria com base no que ele denominou de Planos Genético do Desenvolvimento, que se divide em quatro etapas:
·                      Filogênese: história da especie animal que caracteriza a mesma, onde a linguagem se apresenta separada do pensamento. Nessa etapa, o pensamento não funciona no plano simbólico, apenas no concreto, o que Piaget e  Vygotsky denominam de pensamento prático ou inteligência prática.
·   Ontogênese:  desenvolvimento de um membro de determinada espécie.
·   Sociogênese: os fatores sociais que interferem nos fatores psicológicos.
·    Microgênese: história dos pequenos fenômenos do desenvolvimento do sujeito.
            Dentro dessa teoria, Vygotsky contribui com algumas concepções sobre a linguagem, os instrumentos simbólicos e a aprendizagem em si.
            Segundo o autor, a Simbologia (ou instrumentos simbólicos), constituída principalmente pelos signos e a língua, é desenvolvida socialmente e tem como principal função a comunicação e o pensamento generalizante – ou seja, o uso da linguagem para classificar e representar os objetos do mundo. Os signos, constituídos culturalmente, para Vygotsky, tem para o ser humano a mesma função dos instrumentos de trabalho: estabelecer uma relação sujeito-sociedade, dando sentido as representações. Assim como o signo, a linguagem é principalmente instrumento simbólico, posto que é utilizado para expressar o desenvolvimento do pensamento, além de estabelecer a comunicação humana.
·         Henri Wallon
Wallon tem uma visão interacionista, ou seja acredita que o há influencias de dentro pra fora do sujeito e de fora pra dentro. De acordo com Pacheco e Prandini,
a teoria de Walloniana considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados. Assim, a ênfase é para a integração – entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição da pessoa P.1.

O desenvolvimento da criança inicia quando recém-nascida, tendo as recargas motoras (movimentos e reflexos), que se basea em efeitos da mãe. A afetividade é o primeiro encontro no mundo, e a vida psiquica é o retorno da vida orgânica com o meio social. Os primeiros meses da vida da ciança carcteriza uma composição do meio e o seu rápido desenvolvimento. O desenvolvimento das funções por sua vez, depende das condições de maturação e exercícios, ou seja, da influência do meio. Na fase sensório-motora está a base dos movimentos e a percepção. A cognição acontece a partir das condições orgânicas, sendo assim ocorrem influências do organismo biológico e o meio. Junto a evolução da espécie humana, de maneira genetica, se econtra a função simbólica/signo que atribui a identificação e representação de um objeto, por exemplo. Wallon aceita, a existência de três leis que adequam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto: a lei da alternância funcional, preponderância funcional e a da integração funcional. Outro ponto importante é a Emoção, essa por sua ve retrata a afetividade; isso é reflexo e reflete em seu meio. Em algumas situações as emoções até podem se sobrepor a razão. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESTÁGIO I


"5º Período"... início dos (tão esperados) estágios! (:

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: CONTINGENTE MISTIFICADOR NO ESPAÇO ESCOLAR*
             "Com base em observações realizadas durante as visitas à escola-campo**, diagnosticou-se a necessidade de se trabalhar com a equipe escolar desse espaço educativo as questões das relações interpessoais. Entrando em um consenso entre todas do grupo, foi definido como tema para esse projeto as RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHOcom ênfase no corpo docente e equipe gestora (coordenadoras, diretora e vice-diretora).
            Realizados estudos sobre as relações interpessoais – processo dialético no qual o homem e ambiente (um dos fatores que contribui para o comportamento humano) se modifica mutuamente, ou seja, interações sociais entre o próprio individuo e a sociedade como um todo –, que demonstram inúmeros aspectos que podem ou não apresentar-se como limitação ao alcance dos objetivos pessoais e sociais: para que uma equipe ou um único individuo atinja seus objetivos é preciso que envolvidos no processo tenham um mínimo de comodidade, motivações e condições de realizar suas atividades básicas, pois, assim, maior será seu desempenho."***

*Título dado ao projeto de intervenção, elaborado por: Aurilene Almeida, Edgleide Herculano, Julycleid Borges, Mayara Teles e Nikaelle Jardim **Afim preservar o nome da instituição, optou-se por não mencionar seu nome.
***Todo texto foi adaptado.







domingo, 23 de outubro de 2011

Toda diferença do mundo!


Seguindo a mesma ideia: o momento é de reflexão.
Em "4º período" me foi proposto definir a palavra...

DIFERENÇA*

          É o que nos afasta e nos aproxima; as “desavenças, contendas”. É o que nos faz querer e rejeitar; “divergência”. É o “caráter que distingue um ser de outro ser, uma coisa de outra coisa”, o incômodo.
           O motivo de tanta guerra e o de tanto amor; a “falta de igualdade ou de semelhança”. Pode ser também “o resto”, “o que fica de um número ou quantidade da qual se subtrai ou número ou quantidade” – o que a matemática só a matemática consegue complicar (é apenas o A – B).
         Não apenas uma simples palavra dentre outras inúmeras organizada alfabeticamente no pai dos burros – como é denominado popularmente o Dicionário. A ‘simples’ palavra é o que nos faz refletir sobre diversas questões: características, diversidade, deficiência, identidade, gênero, raça, sexualidade, idade, linguagem, etnia...
         *Referência: www.dicionariodoaurelio.com


TODA DIFERENÇA QUESTIONA #MarthaMedeiros

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aprender a ensinar. Ensinar a aprender.



Apresento-lhes "3º período", a Ilha da Reflexão. 
Não falarei muito sobre ela...
Mas tenho percebido tantas coisas, entende?!

Deixo à vocês duas imagens que fazem parte de suas belas águas. 
REFLITAM! :)




*Imagem usada em um trabalho para a disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação, ministrada pelo Professor Cezar Nonato, que tratava da EDUCAÇÃO INDÍGENA.







*Texto cedido pela professora de Didática, Abdizia Maria.







- Sabe aquela escorregada que você precisa dar pra aprender a levantar? Então, é disso que estou falando. #CaioFernandoAbreu




terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pra não dizer que não falei das poesias...

Decidi falar mais sobre o meu arquipélago, minhas ilhas...
Tentarei apresentá-las da maneira mais simples possível: publicando os melhores de suas "características físicas", das lembranças de seus melhores momentos ou até mesmo de lembranças anteriores a elas, mas que elas mesmas me fizeram recordar - ou seja, falemos de sentimentos. Portanto... Simplicidade, não caberás aqui!

Na placa de Bem-vindos. Volte Sempre. dessa ilha está "O CRIME PERFEITO", crônica elaborada como uma das atividades da disciplina Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa, regida pela professora de Inês Matoso. 
Porém, anteriormente, disponibilizarei a sua "musa inspiradora": uma crônica feita no 3º ano do Ensino Médio, requisitada pelo professor Magalhães (de Língua Portuguesa), à quem sou imensamente agradecida; um MESTRE inesquecível, um professor FASCINANTE - recomendo lerem Pais Brilhantes, Professores Fascinantes para entenderem os motivos pelos quais o chamo assim. :D

Para que se siga uma sequência cronológica, desfrutemos então da poesia que constitui a ilha "2º período". (:



A (IM)PERFEIÇÃO DE CADA CASAL É O QUE O TORNA ÚNICO!

A capacidade de idealização é uma característica típica de qualquer ser humano.
A imagem de um ser livre de qualquer defeito, seja na aparência física, ou em seu caráter, é sustentada pela maioria das pessoas, em especial as sonhadoras.
Se a pretensão for de encontrar o sapinho da sua vida, o qual, ao ser beijado, torna-se o mais lindo e sem-defeitos dos príncipes; encontrar a Senhora-escrava multiuso, com seus superpoderes (cama, mesa e banho); ou, esperar que o cupido simplesmente junte os “pombinhos”, é bom ter a noção real dos fatos, pois a espera não será suficiente, por mais longa que seja. Fugindo da perfeição, a realidade é bem diferente dos contos de fadas.
A existência de um homem ou de uma mulher ideal, mesmo em nossos pensamentos e sonhos, é fundamental; e são justamente com essa imaginação que se obtém ajuda para construir um futuro, escolhendo, assim, “a pessoa certa”, a quem será jurado amor eterno – “na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, para toda a vida”.
Às vezes, até o “casal perfeito”, visto aos olhos alheios, contém seus defeitos; não é tão perfeito assim como se supõe. Com o tempo, essas imperfeições aparecerão. As incompatibilidades sempre existirão.
Quem sabe os pessimistas estejam certos.
Talvez “par perfeito” seja uma utopia; “amor perfeito”, uma ilusão; “príncipe encantado”, fantasia; e o “Don Juan” apenas um conquistador barato. Mas também têm os que não acreditam em todas essas afirmações.
Fala-se em “acreditar é poder”, então, quem sabe um dia o sapo vire príncipe, a mulher-escrava se torne esposa, a tampa encaixe direitinho na sua panela, ou, até mesmo, as pessoas se convençam que o trabalho do cupido é esse mesmo – o de unir “casais errados” – que esse mundo está longe de qualquer perfeição.

  
E, agora, respeitável visitante...

O CRIME PERFEITO
Pode o amor entrar pela porta da frente sem que ao menos seja percebido? Mas quem poderia ter deixado destrancada a maldita porta?
Pois bem, tentarei, aqui, contar a história do mais belo e perfeito assalto. Talvez não narre a história direito, pois afinal, eu não estava lá.
            Ela, a pobre vítima do roubo. Ele, o ladrão de corações.
            A moça nem mesmo desconfiou que o garoto de boa aparência, bondoso, prestativo, sincero, atencioso e paciente – entre outras dezenas de qualidades – poderia ser tão cruel. Claro, porque pensaria que sua opinião, tão bem formada, teria um fundo falso? Mas se bem que deveria ter desconfiado... Ele também era muito inteligente, e ela sabia disso.
            Convidou-o a entrar em sua vida no momento que respondeu ao seu singelo ‘Oi’. Sim, foi exatamente assim que o grande plano iniciou.
            Além de cruel, era muito calculista! Parecia ter pensado em todos os detalhes. Nossa, quanta maldade!
            De desconhecidos à grandes amigos, em tão pouco tempo... Ela caiu na rede direitinho, coitada! Mas o que fazer?! Garotas como ela, tão ingênua, existem aos montes. Quantas já não caíram no conto de fadas e acreditaram que seus príncipes encantados finalmente chegaram a cavalo (branco!)?! Mas, definitivamente, ela não deveria ter caído. ELA não!
A moça quis contornar o jogo, e para isso, ela precisaria ser cruel também. Roubar o coração dele era a solução. Então começou a projetar sua estratégia. Seu plano começou a ser posto em prática, e tudo ia muito bem. O jogo estava quase ganho, quando, de repente, ela descobriu que o roubo nunca daria certo, pois, afinal de contas, não havia tesouro a ser roubado: o coração dele já tinha sido seqüestrado.
Restava a moça apenas pagar o resgate. Mas como, se o que ela tinha de mais valor já havia sido por ele roubado?! O tesouro estava para sempre perdido...
Mas será que ela poderia continuar vivendo sem coração? A resposta deveria ser: certamente que não! DEVERIA, mas não é. Não ache estranho, nem me chame de louca. Só estou a falar a verdade, pois uma coisa aconteceu. Tudo mudou. Foi o amor que voltou!



Metade de mim Agora é assim

De um lado a poesia o verbo a saudade
  Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim

 E o fim é belo incerto ... Depende de como você vê 
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só 
#OTeatroMágico